Rubens Menin recebe BACCF Excellence Award

June 05, 2019

O East Hotel no Brickell Center foi o local escolhido para a realização de um dos mais importantes eventos promovidos pela Brazilian American of Chamber of Commerce of Florida (BACCF): a concessão do Excellence Award a um empresário brasileiro de destaque. O evento desse ano, no dia 30 de maio, premiou Rubens Menin, diretor presidente da AHS Residential e da MRV Engenharia.

Menin é sócio-fundador e presidente do Conselho da AHS Residential “ahs®”, empresa de desenvolvimento imobiliário baseada em Miami, Flórida. Com 40 anos de experiência no setor de desenvolvimento imobiliário e construção civil, ele criou ahs em 2012 para desenvolver, construir e administrar comunidades multifamiliares de alta qualidade para trabalhadores americanos. Até o momento, a companhia entregou sete novas comunidades de condomínios de aluguel em todo Sul da Flórida atendendo mais de 2.500 residentes de classe média e ainda tem diversos novos desenvolvimentos em andamento. “Na AHS, nos esforçamos para fornecer às famílias na América uma moradia acessível, onde possam viver com dignidade”, afirmou Menin. 

O empresário mineiro de 63 anos é ainda membro fundador e presidente de diversos outros grupos e companhias no Brasil. Em 1979, Menin e seus dois primos fundaram a MRV Engenharia e Participações S.A., reconhecida hoje como a maior companhia de desenvolvimento imobiliário do Brasil. A MRV se tornou pública em 2007 e hoje opera em 142 cidades no Brasil, vendendo e construindo aproximadamente 50.000 unidades por ano enquanto administra simultaneamente mais de 270 canteiros de obras. Além de acionista controlador, Menin é o atual presidente do Conselho de Administração da MRV Engenharia.

Ele fundou também a Log Commercial Properties, empresa com foco em propriedades nos mercados comercial e industrial, e o Banco Inter, o primeiro banco 100% digital e uma das mais destacadas fintechs do país. Ambas companhias foram listadas no mercado de ações do Brasil em 2018.

Demonstrando visão e diversificando suas áreas de atuação, ele é o responsável pela introdução da CNN Brasil, canal noticioso similar à sua congênere americana. Para mostrar que veio para chacoalhar o segmento de mídia, os executivos da CNN Brasil já confirmaram as contratações dos jornalistas William Waack e Evaristo Costa, ambos ex-âncoras de telejornais da TV Globo.

Menin, um otimista nato, enxergava a oportunidade de fazer a diferença, tornando a moradia acessível à população de baixa renda e contribuindo para a transformação da construção civil em uma indústria. Não foi uma tarefa fácil. “As grandes construtoras das décadas de 80 e 90 estavam voltadas para o mercado de imóveis de luxo. Trabalhamos sozinhos por muito tempo no mercado de moradia popular”, recorda-se.

Ele acredita que uma grande empresa só se faz com pessoas e está convencido de que o sucesso da MRV se deve ao time diferenciado de mais de 20 mil colaboradores. “Uma equipe dedicada, ética e apaixonada pelo que faz. Verdadeiros realizadores de sonhos”, espalha aos quatro cantos. Essa paixão é o que faz Menin expandir nos mercados brasileiro e americano. “A sinergia bem como a troca de conhecimentos entre a MRV e a AHS, por exemplo, geram inúmeras vantagens competitivas a ambas”, asseverou.

Sobre a BACCF: Fundada em 1981 em Miami, a Câmara de Comércio Brasil-EUA da Flórida, ou Brazilian-American Chamber of Commerce of Florida (BACCF), é uma organização independente, sem fins lucrativos. O principal objetivo da Câmara é fomentar os laços entre as comunidades empresariais do Brasil e da Flórida através do apoio a empresas e empresários interessados em se estabelecer ou investir com sucesso nos mercados brasileiro e norte-americano. A BACCF é a maior câmara binacional das Américas no Sul da Flórida com mais de 300 empresas associadas.

Foto:
Foto: Ronira Fruhstuck
Fonte: BizBrazil Magazine