Skip to content

Boletim Informativo do Consulado-Geral do Brasil em Miami

April 15, 2020
 
View this email online if it doesn't display correctly
 
 
Boletim Informativo do Consulado-Geral do Brasil em Miami
15 de abril de 2020
 
 
 
COVID-19 | Auxílio emergencial no Brasil

Com o objetivo de fornecer proteção emergencial no período de enfrentamento à crise causada pela pandemia do coronavírus, o Governo Federal passou a conceder o Auxílio Emergencial a trabalhadores informais, Microempreendedores Individuais (MEI), autônomos e desempregados.

Brasileiros no exterior têm direito ao benefício, desde que tenham residência no Brasil. Brasileiros residentes no exterior (ou seja, aqueles que apresentaram declaração de saída definitiva do Brasil junto à Receita Federal) NÃO têm direito ao benefício. Brasileiros com dupla residência que atendam aos critérios estabelecidos pelo Governo podem solicitar o Auxílio.

Para poder receber o benefício, é necessário que o solicitante pertença a família cuja renda mensal por pessoa não ultrapasse meio salário mínimo (R$ 522,50), ou cuja renda familiar total seja de até 3 (três) salários mínimos (R$ 3.135,00).

Para saber se está apto(a) a receber o Auxílio Emergencial, veja mais informações em: http://www.caixa.gov.br/auxilio/Paginas/default2.aspx
 
 
 
Informações sobre COVID-19 pelo Whatsapp
 
O Ministério da Saúde, em parceria com o Whatsapp, oferece um canal direto para tirar dúvidas sobre o novo coronavírus (Covid-19). Pelo aplicativo de mensagens, é possível obter informações em português sobre prevenção, verdades e mentiras (fake news) e tratamento. Para ter acesso, enviar uma mensagem para o Whatsapp +55 (61) 9938-0031.
 
 
 
Cartilha sobre Direitos Humanos no Exterior
 
O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos do Brasil (MMFDH) lançou, nesta quarta-feira, 8/4, a cartilha acessível “Direitos Humanos dos brasileiros no exterior no contexto da Covid-19”. O documento traz informações acerca do direito à documentação, à não discriminação, informações sobre pessoas idosas, crianças e adolescentes, pessoas com deficiência, violência contra mulheres e tráfico de pessoas, no contexto da pandemia do coronavírus.

Ao final, a cartilha apresenta a Ouvidoria dos Direitos Humanos, órgão que pode ser acessado no Brasil pelo Disque 100 ou Ligue 180 para denúncias. Já no exterior, a ligação é feita de maneira diferente, de acordo com a seguinte fórmula: número do país + digitar 1 para atendimento em português + digitar 1 para fazer a ligação diretamente + digitar o número (61) 3535-8333. Os números específicos de cada país estão disponíveis na cartilha.

A iniciativa tem o objetivo de auxiliar a rede consular brasileira na assistência aos brasileiros no exterior que não estão conseguindo regressar ao país por conta das restrições de deslocamento internacional impostas por governos estrangeiros em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

Leia mais: https://bit.ly/3c0GZH8
 
 
 
Cartilha sobre o novo coronavírus para crianças
 
O Ministério da Saúde publicou uma cartilha para explicar sobre o novo coronavírus às crianças. O conteúdo tem o intuito de informar, e também, evitar sentimentos como insegurança e medo. Os adultos devem mostrar, de forma lúdica, que é papel de cada um proteger-se e proteger as pessoas mais vulneráveis nessa pandemia. 
 
A cartilha, além de manter as crianças entretidas, é um instrumento de informação para a família. Acesse o conteúdo pelo link: http://tinyurl.com/s93dd5n
 
 
Alerta | Suspensão dos serviços por correio

Em razão da crise sanitária provocada pelo novo coronavírus (COVID-19), o Consulado-Geral do Brasil em Miami esclarece que, enquanto permanecer fechado ao público, os serviços pelos correios estão suspensos.

Os envelopes que já foram enviados ao Consulado por correio permanecerão guardados em segurança e serão processados e devolvidos após a retomada do atendimento.

O Consulado continuará atendendo somente casos emergenciais. Para isso, envie e-mail para “consular.miami@itamaraty.gov.br”, com as palavras “ATENDIMENTO EMERGENCIAL” no campo “assunto”, texto curto justificando a emergência, e documentos que comprovem essa situação excepcional, além de dados de contato. A pertinência dos pedidos será avaliada, caso a caso, pela autoridade consular.
 
 
Alerta | Fechamento Temporário do Consulado-Geral

Em razão das medidas adotadas pelas autoridades norte-americanas diante da situação emergencial do novo coronavírus (Covid-19), incluindo o fechamento de estabelecimentos e cancelamento de eventos públicos, e tendo em vista a necessidade de proteger a saúde de funcionários e consulentes, o Consulado-Geral informa que está fechado ao público por tempo indeterminado, e emitirá documentos consulares apenas nas seguintes situações emergenciais:


1. Turistas com passaporte extraviado/roubado;
2. Falecimento;
3. Hospitalização.

a) Atendimentos consulares já agendados para os próximos dias serão cancelados e remarcados oportunamente;

b) Serviços consulares emergenciais deverão ser solicitados pelo e-mail “consular.miami@itamaraty.gov.br”, em que deverão constar: a palavra “ATENDIMENTO EMERGENCIAL” no campo “assunto”; texto curto justificando a emergência; e documentos que comprovem essa situação excepcional; além de dados de contato. A pertinência dos pedidos será avaliada, caso a caso, pela autoridade consular;

c) Casos de assistência consular, como hospitalização, prisão ou falecimento de dependentes, resolução de pendências imigratórias, e outras eventuais situações, poderão ser tratados pelo telefone +1 (305) 801-6201 ou pelo e-mail “assistencia.miami@itamaraty.gov.br”.

O Consulado-Geral conta com a compreensão da comunidade para a excepcionalidade desta situação e espera retomar o atendimento regular assim que as condições permitam.
 
 
A Journey Through Brazilian Experiences
 
 
Grupo de estudo musical - Tomati  
 
Aulas, vídeos e material didático para aprender a tocar guitarra estão disponíveis, com livre acesso, no grupo de estudo musical do instrumentista Tomati pelo Facebook. Acesse o conteúdo: 

https://www.facebook.com/groups/687109491497476/?ref=share
 
 
"Live" Tomati & Michelle Spinelli

Shows ao vivo do duo Michelle Spinelli & Tomati, com transmissão online pelo perfil @BossaFusionDuo, às quartas e sábados, às 17h.

Para apoiar os músicos: PayPal / Zelle: bossafusionduo@gmail.com

 
Onde: Facebook/Instagram @BossaFusionDuo
Quando: Quartas e sábados, às 17h.
 
 
 
Pompano Beach Brazilian Festival
 
A nona edição do Brazilian Fest of Pompano Beach acontecerá nos dias 17 e 18 de outubro de 2020. O evento, que faz parte da temporada cultural do Consulado-Geral do Brasil em Miami, a Journey Through Brazilian Experiences, vai oferecer dois dias de muita música, arte, gastronomia, apresentações de dança e demonstrações da cultura brasileira. Confira as principais atrações:

Milton Nascimento, Gian e Giovani, Kell Smith e Onze:20

Informações: https://www.brazilianfestpompano.org/
 
 
Agenda Comunitária
 
 
 
"Live" com técnicas de Capoeira
 
O instagram @deeringestate promoverá uma "live" (transmissão ao vivo)  de uma aula de capoeira com o professor Julio Arruda dos Santos. Para assistir, acesse o perfil do Deering Estate pelo instagram no dia 19 de abril, às 11h. 

Onde: Instagram @deeringestate
Quando: 19 de abril, às 11h.
 
 
 
Forró da esperança

Com iniciativa da escola Doral Downtown, a cidade de Doral e a banda de forró Cravo e Canela se juntaram para passar uma mensagem de esperança para os moradores da região. Acompanhe também alguns desses momentos, acesse o vídeo aqui.
 
 
O Consulado-Geral do Brasil em Miami não é responsável pela realização dos eventos divulgados neste boletim. Embora façamos o possível para garantir que todas as informações sejam precisas, sugerimos confirmar os dados dos eventos junto aos organizadores.
 
 
Uso do logotipo do Consulado-Geral

O Consulado-Geral apoia institucionalmente diversos eventos da comunidade brasileira na Flórida. Para se utilizar o logotipo do Consulado-Geral no material de promoção e divulgação, é necessária autorização prévia. Em caso de dúvidas, escreva para o Setor de Imprensa: imprensa.miami@itamaraty.gov.br
 
 
Ouvidoria Consular
 
O e-Ouv, Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo Federal, é responsável pelo processamento de comentários, sugestões, elogios e críticas referentes às entidades do Poder Executivo federal, como por exemplo, o Ministério de Relações Exteriores e postos consulares.
 
Como contatar: Por meio do portal e-OUV: https://sistema.ouvidorias.gov.br/
 
 
instagram/cg.miami I facebook/cg.miami
 
 
 
 

Scroll To Top