Skip to content

Símbolo de superação, maestro João Carlos Martins é destaque no jantar de gala da BACCF

October 05, 2020

Símbolo de superação, maestro João Carlos Martins é destaque no jantar de gala da BACCF

Maestro participou de evento online que celebrou a Independência do Brasil e consolidou um novo formato na agenda da BACCF durante a pandemia

212
 
 
 
 
Maestro performou o hino nacional brasileiro usando luvas biônicas (Foto: Instagram)
Martins tocou o Hino Nacional Brasileiro usando luvas biônicas (Foto: Instagram)

DA REDAÇÃO – Este ano, as comemorações da Independência do Brasil nos Estados Unidos não reuniram a comunidade brasileira nas festividades patrióticas e culturais que geralmente tomam as ruas das cidades americanas.

Por causa da pandemia de covid-19, todos os eventos foram cancelados ou transferidos para o ambiente virtual. O tradicional jantar da Independência promovido anualmente pela Brazilian-American Chamber of Commerce of Florida (BACCF) – o Independence Gala Dinner – foi um destes eventos realizados de maneira diferente.

No dia 24 de setembro, membros da BACCF e convidados vestiram-se de gala e sentaram-se diante da tela para assistirem ao maestro João Carlos Martins executar o Hino Nacional Brasileiro. O renomado pianista usava luvas biônicas que o ajudaram a superar a dor causada por uma atrofia nos dedos. Começava o Virtual Gala 2020.

A apresentação do maestro, acompanhado pelo tenor Thiago Arancam, deu exemplo de adaptação e criatividade diante do processo de mudanças ao qual o mundo todo está submetido. E trouxe uma mensagem única a todos os presentes: o show tem que continuar. “Nosso evento reuniu mentes criativas, em um formato novo”, disse Guilherme Gatti, presidente da BACCF. 

Segundo Guilherme, a pandemia de covid-19 exigiu uma reelaboração de todo o plano de trabalho da instituição, que realiza cerca de 50 eventos presenciais por ano para promover o intercâmbio de experiências no comércio bilateral Brasil-EUA.

Ele explicou que desde fevereiro toda produção de conteúdo foi editada para o meio online e atividades virtuais, como o open mic, que abre espaço para os afiliados relatarem suas experiências nos negócios, foram criadas. “Este evento acontece todos os meses e já temos um relatório de mais de mil participações” disse Guilherme.

O executivo também mencionou as rodadas de seminário Leadership Series que reúne profissionais de áreas como marketing, jurídico, financeira e recurso humanos, para comentarem o mercado de negócios nos EUA. “Tem sido um ano difícil, mas inesquecível por todo o nosso esforço” concluiu Guilherme, que também é vice-presidente de Customer Experience Operations da FedEx.

O cônsul-geral do Brasil em Miami, João Mendes, também participou do evento.

O presidente da BACCF, Guilherme Gatti, o consul-geral do Brasil em Miami, João Mendes e a ex-presidente da BACCF, Marilyn Blanco Reyes
O presidente da BACCF, Guilherme Gatti, a ex-presidente da BACCF, Marilyn Blanco Reyes e o cônsul-geral do Brasil em Miami, João Mendes interagem durante o Independence Gala Virtual Dinner da Brazilian-American Chamber of Commerce of Florida

Brasileiros são homenageados pela contribuição à comunidade durante a pandemia

Durante o Gala Virtual Dinner, a BACCF reconheceu iniciativas de brasileiros que contribuíram para diminuir os impactos nocivos da pandemia, tanto no Brasil como nos EUA. Quatro personalidade com diferentes perfis receberam um prêmio simbólico:

Celso Athayde, com o projeto Mãe das Favelas. O projeto oferece apoio às mães solo moradoras de favelas de 17 estados e do Distrito Federal, que estão sendo fortemente atingidas pela recessão econômica provocada pela pandemia. O projeto provém alimentos, remédios e gás para garantir a sobrevivência das mulheres e filhos durante este período.

Dra. Tanira Ferreira – Reconhecida pelo seu trabalho na linha de frente no combate à covid-19 em Miami, Tanira é médica especialista em doenças pulmonares e professora associada na University of Miami Miller School of Medicine. Formou-se com louvor em 1991, tendo mais de duas décadas de experiência, principalmente em terapias intensivas.

Marcos Brasil Azevedo – Conhecido como Marquinhos, o brasileiro que mora em Pompano Beach distribuiu espetinhos de churrasco para a comunidade durante pandemia. Mesmo estando ele próprio em dificuldades econômicas causadas pela queda nas vendas dos espetinhos, o brasileiro deu exemplo de superação e solidariedade em tempos difíceis.

Pastor Silair Almeida, da Primeira Igreja Batista da Florida – Líder foi destaque pelo trabalho de distribuição de alimentos para a comunidade carente do sul da Flórida desde o início da pandemia, em fevereiro. A ação social já alcançou mais de 80 mil pessoas em 7 meses ininterruptos de voluntariado. “Para nós foi uma honra receber este prêmio da Câmara de Comércio mais relevante da Flórida. O prêmio é dedicado a todos os voluntários que trabalharam juntos por esta causa”, disse o pastor.

Fonte:Achei USA

Scroll To Top