Skip to content

Flórida é a porta de entrada para o mercado norte-americano

June 06, 2023
FIESC e Câmara de Comércio Brasileiro-Americana da Flórida realizaram evento de promoção de comércio entre SC e aquele estado dos EUA

Florianópolis, 24.5.2023 – A Flórida é uma importante porta de entrada para o mercado norte-americano, que, por sua vez, habilita as empresas para exportar a outras regiões do planeta. Este é um dos principais enunciados do road show Florianópolis, promovido nesta quarta (24), pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) em parceria com a Câmara de Comércio Brasileiro-Americana da Flórida (BACCF, na sigla em inglês). No ano passado, a corrente de negócios entre o Brasil e a Flórida foi de aproximadamente 22,6 bilhões de dólares, o que representou cerca de 25% do total de negócios privados entre os dois países.

“A Flórida se caracteriza justamente por essa facilidade de conviver com produtos da América Latina”, explica Maria Teresa (Maitê) Bustamante, presidente da Câmara de Comércio Exterior, que promoveu o encontro, na sede da FIESC. “Os EUA são um mercado de abrangência e amplitude altas e sofisticado nas suas importações; é hoje é o primeiro país de destino das exportações catarinenses, o que sinaliza que temos produtos totalmente aptos e serem recebidos pela indústria e pelo consumidor americanos”, acrescenta Maitê, ao salientar que essas oportunidades podem ser direcionadas às micro e pequenas empresas.

Integrante do conselho da BACCF, Carlos Mariaca observa que a Flórida vende mais para o Brasil do que compra, o que representa uma grande oportunidade de crescimento, mas é necessário entender como funciona e se adequar ao mercado americano. “É o maior e mais competitivo mercado do mundo. É um sistema pró-business, é aberto para negócios, é fácil abrir e fechar empresas, a carga tributária é tranquila, mas ele tem as suas peculiaridades e é importante entender como os Estados Unidos funcionam”, afirma. “O sucesso no Brasil não necessariamente vai representar sucesso nos Estados Unidos, fazendo exatamente da mesma forma. Existem adequações que são necessárias, pois o mercado americano é gigante. O mercado do sul, da Flórida, é mais latino. O mercado da região central do país é mais típico americano. As costas dos Estados Unidos são mais internacionais”, explica.

Industriais interessados em conhecer mais as oportunidades, podem acessar o site internacionalizacao.fiesc.com.br/, na aba “Atendimento”.

Fonte: fiesc.com.br

Scroll To Top