Skip to content

Floresta Amazônica - Operação Verde Brasil

September 12, 2019

Com o propósito de reprimir delitos ambientais e combater focos de incêndio na região da Floresta Amazônica, o Governo brasileiro lançou a Operação Verde Brasil, sob comando do Ministério da Defesa. A Operação teve início em 24 de agosto com base em Decreto Presidencial que autoriza o emprego das Forças Armadas para Garantia da Lei e da Ordem. Participam da Operação, além das Forças Armadas, a Polícia Federal, a Força Nacional, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), entre outros órgãos federais e estaduais.

O Ministério das Relações Exteriores tem coordenado o recebimento de ofertas de ajuda de nações amigas, seja sob a forma de apoio logístico e operacional, seja sob a forma de doações financeiras. O Governo do Chile enviou ao Brasil duas aeronaves de lançamento de água, para ajudar no combate aos focos de incêndio na Amazônia Legal. Outras duas do mesmo tipo, também cedidas pelo Chile, são esperadas para os próximos dias. O Governo de Israel contribuiu com o envio de equipe formada por onze especialistas em combate a incêndios.

Até o momento, a Operação conta com um efetivo de mais de 4.500 pessoas, cerca de 250 viaturas e 11 aeronaves. Ao todo, as Forças Armadas possuem 43 mil homens disponíveis para atuar na região amazônica, que podem ser acionados conforme a necessidade.

Para mais informações relacionadas à Operação Verde Brasil, acesse:

https://www.gov.br/pt-br/noticias/meio-ambiente-e-clima/operacao-verde-brasil

Fonte: Consulado Geral do Brasil em Miami

Scroll To Top