Skip to content

Entenda a diferença entre LLC e CORP – Qual o melhor para sua empresa?

November 21, 2019
Se você pretende abrir uma empresa nos Estados Unidos, é importante que você pesquise muito para tomar uma série de decisões que vão impactar diretamente o futuro do seu negócio. Afinal de contas, ninguém quer investir tempo e dinheiro em um projeto que não vai dar certo, não é mesmo? 

Uma dessas escolhas importantes é se você vai abrir uma empresa na categoria LLC ou CORP — alternativas parecidas com a LTDA e S/A no Brasil. Se você não sabe do que se trata ou se sabe e está com dúvida de qual escolher, sugerimos que leia este artigo para se informar melhor sobre o assunto. 

Saiba o que é LLC

LLC (Limited Liability Company) é o nome dado para a modalidade de Sociedade de Responsabilidade Limitada — sendo uma de suas principais vantagens a não obrigatoriedade de visto e residência nos Estados Unidos para abertura. Além disso, o patrimônio do proprietário fica parcialmente protegido caso a empresa passe por problemas financeiros e fique endividada. 

Uma das desvantagens de abrir um LLC é que ela não vai poder ter suas ações listadas na bolsa. Como a empresa é de responsabilidade limitada, isso também restringe o seu crescimento. 

Outra característica é que, ao final do ano fiscal, os lucros obtidos pela organização precisam, obrigatoriamente, serem distribuídos entre os sócios. Vale destacar que empresas LLC tem um número limitado de membros, mas tem uma estrutura mais livre do que a CORP, como vamos ver no próximo tópico. 

Entenda o que é CORP

Uma C CORP, ou Corporation C, é uma modalidade de CORP que pode ser aberta por estrangeiros nos USA. É um tipo de empresa mais tradicional e estruturado, que conta com a presença de acionistas e diretores, por exemplo. Se trata de uma propriedade irrestrita, que pode contar com o acesso a vários tipos de ações e pode ser negociada na bolsa sem maiores problemas. 

Os sócios de uma CORP nem sempre precisam emitir imposto de renda como pessoa física nos Estados Unidos. A obrigatoriedade só acontece quando existe distribuição de lucros aos acionistas. Ao contrário da LLC, que utiliza o crédito dos seus proprietários, uma empresa CORP pode construir o seu crédito no mercado.  

Veja como descobrir qual é a melhor opção para você
Como vimos, existem muitas diferenças entre abrir um LLC e uma CORP. Ambas podem se vantajosas, contudo, é preciso analisar vários critérios para saber qual é a mais adequada para atingir os seus objetivos empresariais. Se a ideia for receber investimentos, por exemplo, a CORP provavelmente é a alternativa mais interessante. Além disso, é necessário realizar uma análise societária e tributária para entender qual é a melhor opção.  

Acesse o nosso site para mais informações: www.masterconsultores.com.br
Contact:
Nilton Faria, Partner
nilton@masterconsultores.com.br, (5511) 3294-0080

Scroll To Top