Skip to content

Emissão de visto de turismo dos EUA não deve ser afetado, dizem advogados

January 15, 2026
Emissão de visto de turismo dos EUA não deve ser afetado, dizem advogados
Dados do Departamento de Estado dos EUA apontam que o Brasil teve, em 2025, entre 18 mil e 22 mil vistos de imigrante emitidos

O impacto da suspensão de vistos anunciada pelos Estados Unidos para cidadãos de 75 países, incluindo o Brasil, pode ser limitado ao campo da imigração definitiva, sem afetar o turismo, avaliam especialistas em direito internacional ouvidos pela EXAME.

A medida, confirmada pelo Departamento de Estado, ainda não teve seus detalhes publicados.

O advogado Alexandre Piquet, licenciado nos EUA, afirma que a decisão está diretamente ligada à política de ônus público, conceito previsto na seção 212 do Immigration and Nationality Act, que busca restringir a entrada de pessoas com potencial de se tornarem dependentes da assistência pública americana.


Minha avaliação inicial é que, se houver impacto, será nos vistos de imigração, enquanto o governo analisa quais países estão enviando imigrantes que acabam dependentes do Estado”, afirma.

Para os vistos temporários, como os de turismo ou estudo, a análise é que a suspensão não deve se aplicar, ao menos por enquanto. Isso porque o critério de ônus público não é usado nesses casos — ele se aplica apenas a processos de residência permanente.

Este é um trecho original publicado em Exame.com. Leia a matéria completa em https://exame.com/mundo/emissao-de-visto-de-turismo-dos-eua-nao-deve-ser-afetado-dizem-advogados/?utm_source=copiaecola&utm_medium=compartilhamento

 

Scroll To Top