Skip to content

Drones em operação comercial no Brasil

January 21, 2020
As operações com Drones comercialmente vão iniciando com as devidas autorizações junto à Anac.

Os Drones tem criado mercado na área de varejo, importação, industrialização e principalmente serviços uma vez que possibilitam que Pilotos prestem serviços com o equipamentos nos mais diversos setores da economia.

Veja a matéria abaixo extraída do site da Anac.

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) emitiu em abril de 2019 autorizações que permitem que drones dos modelos eBee Classic (versões baseline e RTK) e eBee Plus/SQ, fabricados pela empresa suíça Sensefly, operem comercialmente além da linha de visada visual (beyond visual line of sight – BVLOS) no Brasil. As autorizações são um marco para o setor, já que permitem operações de aeronaves remotamente pilotadas (RPAS) a uma distância de até 5km de distância e a uma altura de até 400 pés (aproximadamente 120m) sem a necessidade de observadores.

No Brasil, a detentora das autorizações é a empresa Santiago & Cintra que, ao lado do fabricante das aeronaves e da empresa AL Drones, conduziram o processo para emissão das autorizações. Como parte desse processo, foram desenvolvidas alterações nos produtos e em procedimentos de operação e manutenção, de forma que as aeronaves fossem capazes de atender à regulamentação vigente e de operar BVLOS em condições seguras.

Cabe ressaltar que a realização de operações BVLOS somente é permitida caso a aeronave do modelo autorizado possua um Certificado de Aeronavegabilidade Especial de RPA (CAER)


Fonte: site da Anac
Contact:
Nilton Faria, Partner
nilton@masterconsultores.com.br, (5511) 3294-0080

Scroll To Top