Skip to content

Relatório Executivo da GO Associados

March 14, 2017
Os dados da produção industrial, divulgados pelo IBGE na semana passada, reforçam a perspectiva de retomada gradual da economia em 2017. Depois de 34 quedas seguidas, a indústria finalmente registrou alta de 1,4% em janeiro em relação ao mesmo mês do ano passado.

O segmento ainda apresentou ligeira baixa, de 0,1% em comparação com dezembro, mas os números trouxeram um certo alívio após o país amargar, nos últimos dois anos, a maior recessão de sua história. A queda acumulada do PIB, informada pelo IBGE, chegou a 7,2%. No ano passado, o tombo foi de 3,6%. 

As dificuldades do governo, que podem frustrar um cenário econômico mais favorável, estão no campo político. As reformas estruturais, principalmente a previdenciária, essencial para o ajuste fiscal, não deverão ser aprovadas facilmente. No caso da Previdência, além de levar mais tempo que o previsto, há sinais de que o projeto original será modificado pelo Congresso.

A GO Associados acredita que a recessão está superada. Já no primeiro trimestre, a projeção é de que a atividade volte a apresentar elevação na margem de 0,3%. No ano, a aposta é de alta do PIB de 0,6%, com o país chegando ao último trimestre rodando com uma alta de 2,5% na comparação com o mesmo período de 2016.

Além da indústria, deverão puxar a retomada a perspectiva de uma safra agrícola recorde, acima de 220 milhões de toneladas, a melhora dos termos de troca das commodities e a redução de juros promovida pelo Banco Central, que deve se intensificar a partir da próxima reunião. Além de um aumento mais fácil da produção com mera ocupação da capacidade ociosa.

Neste Relatório Executivo, destaque para uma análise da produção industrial e os setores que puxaram o crescimento em janeiro. Em outro artigo, mostramos como a ingerência política no governo Dilma Rousseff afetou o setor elétrico. Em agronegócios, a recuperação do PIB agropecuário prevista para 2017. Na seção meio ambiente, iniciamos uma série de artigos sobre o setor de resíduos sólidos no Brasil. 
 

Para acessar o relatório completo, clique no link abaixo:

Relatório Executivo - GO Associados

Gesner Oliveira 

GO Associados
 Consultoria Empresarial
+ 55 (11) 3030.6676
Av. Brig. Faria Lima, 2081, 3º andar, conj. 32 | Jd. Paulistano 01452-000 | São Paulo – SP

 

Scroll To Top