Skip to content

BACCF completa 35 anos ajudando brasileiros a investirem na Florida

March 22, 2016


Em 2016, a Brazilian-American Chamber of Commerce of Florida celebra três décadas e meia de assessoramento a negócios nos Estados Unidos; presidente da câmara, Marilyn Blanco-Reyes, falou ao AcheiUSA

BACCF President, Marilyn Blanco-Reyes
 

DA REDAÇÃO - Quando o assunto envolve negócios entre empresas brasileiras na Flórida, não tem para mais ninguém. Há mais de 35 anos, a Brazilian-American Chamber of Commerce of Florida é parada certa para quem quer investir em uma das mais sólidas economias do planeta e, em especial, na Flórida, terceiro Estado mais populoso dos Estados Unidos. A presidente da BACCF, Marilyn Blanco-Reyes, falou ao AcheiUSA sobre as celebrações de 35 anos de fundação da câmara e sobre os desafios que o atual momento de crise no país implica nas atividades da organização. 


Há quanto tempo a senhora preside a BACCF? Antes disso, por que outras empresas passou?
A Brazilian-American Chamber of Commerce of Florida foi fundada em Miami em 1981 com a missão de fomentar as relações e parcerias empresariais bilaterais, visando o aumento de comércio e investimentos entre o Brasil e os Estados Unidos. A BACCF é uma organização independente, sem fins lucrativos, dirigida por diretores voluntários representantes de empresas associadas. Esse é o meu terceiro mandato liderando a câmara, em paralelo às minhas atividades profissionais como vice-presidente de Assuntos Legais e Regulatórios para a Divisão da América Latina e Caribe da FedEx Express.

Em época de crise no Brasil, muda o perfil de empresas que procuram a câmara para parcerias comerciais e aconselhamentos?
É natural que o perfil das empresas e empresários mude durante os anos. A BACCF se orgulha em acompanhar estas mudanças com workshops e apresentações sobre tópicos relevantes, como por exemplo, o painel sobre a Lei de Anistia que teremos no dia 5 de abril. Há doze anos, no mês de setembro, realizamos o seminário de três dias “Como Ingressar no Mercado Norte-Americano”, que tem como objetivo informar os participantes sobre todos os aspectos de abrir uma empresa nos EUA. 

Como a câmara vê o atual momento econômico do Brasil?
Durante os nossos 35 anos de atuação, passamos por diversos altos e baixos em ambos os mercados, acarretando muitos desafios mas, acima de tudo, propiciando grandes oportunidades para os nossos associados e parceiros. 

Há analistas que dizem que a situação política “trava” uma melhora mais rápida dos indicadores econômicos. A senhora concorda?
A situação política poder gerar sentimento de incerteza nos agentes econômicos, mas sem necessariamente afetar a melhora mais rápida dos indicadores. Como você sabe, existem vários indicadores, tais como, IED - Investimentos Estrangeiros Diretos, crescimento do PIB, taxa de juros, câmbio e inflação. Nas últimas semanas, por exemplo, a cotação do dólar caiu, diminuiu a expectativa de aumento da taxa de inflação. Além disso, na última reunião do Banco Central do Brasil não houve elevação das taxas de juros. Portanto, a alteração dos indicadores econômicos é influenciada por fatores internos e externos, especialmente na economia global em que o Brasil está inserido.

De que forma a BACCF pretende auxiliar empresas em um momento em que Miami passa a ser um porto seguro de brasileiros para investimentos?
A BACCF é hoje a maior câmara bi-nacional das Américas no Sul da Flórida, e a cada ano tem auxiliado mais empresas e empresários a estabelecer e fortalecer seus negócios. Um dos maiores benefícios que a Câmara oferece é manter os associados informados sobre as mais recentes tendências a fim de planejar seus investimentos e negócios. Os associados contam com a BACCF como uma fonte atualizada de informações sobre desenvolvimento político e econômico, bem como um fórum para discutir oportunidades e idéias com os demais associados e palestrantes convidados. 

Como vêm sendo as comemorações dos 35 anos da câmara? Há como adiantar detalhes que celebrará a entidade em setembro? 
Com certeza todos os eventos realizados ao longo de 2016 terão um toque especial, começando pela Feijoada Anual, realizada em janeiro, que foi um sucesso. O Excelence Award, no qual iremos homenagear o Gary Spulak, presidente da Embraer Holding, Inc., acontecerá no dia 2 de junho no hotel The Ritz-Carlton Coconut Grove, Miami. O Baile de Gala da Independência, um dos meus eventos preferidos, também já tem data, 10 de setembro. Além dos eventos-marco, realizaremos uma série de workshops, eventos de networking e teremos ainda convidados especiais para os almoços do CEO Series, que foi inaugurado em fevereiro com a ilustre presença do Henrique Meirelles. E o Road Show, que vem crescendo a cada ano, deve superar os níveis de participação em todas as cidades brasileiras visitadas aumentando o interesse no nosso 12º seminário “Como Ingressar no Mercado Norte-Americano”, de três dias, em Português, com aproximadamente 15 palestrantes que acontecerá em setembro, aqui em Miami.

Source: AcheiUSA

Scroll To Top