Skip to content

AcheiUSA atinge a marca histórica com edição nº 1.000 e se mantém atual e relevante na comunidade

November 13, 2023

https://www.acheiusa.com/edicao-impressa/ 
 

Por CARLOS WESLEY

Prezados leitores, vocês estão diante (seja jornal impresso ou versão on-line) da edição de número 1.000 do AcheiUSA. Não resta dúvida de que a expressiva marca merece ser celebrada… mas o importante realmente é atestar que esta publicação histórica de 10 de novembro de 2023 – a exemplo do que aconteceu no primeiro exemplar distribuído há 23 anos – está acompanhada do principal atributo de um veículo de informação comunitária: ser uma ferramenta indispensável na vida da comunidade. E o AcheiUSA está cumprindo o seu papel, o que ajuda a explicar a sua longevidade num setor tão instável.

Desde outubro de 2000, quando foi lançado ainda como um jornal quinzenal essencialmente de classificados, o AcheiUSA passou por diferentes fases, sempre buscando acompanhar as mudanças do mercado e as demandas e a própria evolução dos brasileiros que vivem nos Estados Unidos, em especial no Sul da Flórida. Para se manter atual e relevante, o periódico teve que se ajustar tanto em termos editoriais, quanto nas estratégias de negócios. Passou a ser publicado semanalmente e distribuído sempre às sextas-feiras, ganhou cores em todas as páginas, inseriu novas editorias e colunistas, aumentou sua presença no ambiente virtual e mídias sociais e criou novos canais de comunicação com seu público.

Alguns aspectos, no entanto, permanecem presentes na essência do AcheiUSA, desde a edição de estreia. Entre eles, podemos destacar a busca pela inovação, a obsessão por um jornalismo comprometido com a verdade e, principalmente, o diálogo constante com os leitores, que se sentem representados nas páginas e têm suas necessidades de informação atendidas no próprio idioma. E a sinergia e o comprometimento com os brasileiros fizeram com que o jornal jamais deixasse de circular, mesmo diante de adversidades como a passagem do furacão Wilma em 2005, a crise financeira de 2008 e os meses de lockdown pela Covid, em 2020. Ou seja, mil edições, sem uma interrupção sequer.

Nesse sentido, as matérias veiculadas pelo AcheiUSA servem, naturalmente, como um retrato momentâneo dos interesses, da realidade e dos acontecimentos que impactam nossa comunidade. Uma análise mais profunda, porém, vai mostrar que tal conteúdo é fonte primordial da história, já que pode ser consultado por pesquisadores que queiram conhecer o cotidiano dos brasileiros na América. E aí está mais um motivo de comemoração. Como ex-editor e colaborador, sinto um orgulho tremendo de fazer parte desta história de sucesso.

Parabéns ao AcheiUSA e a todos os profissionais que passaram pela equipe. Parabéns aos anunciantes e parceiros, pelo indispensável suporte. Parabéns, também, e acima de tudo, aos leitores, que são a razão de ser do periódico. E que venham pelo menos mais mil edições pela frente, até porque sempre haverá a necessidade de divulgar a notícia, de forma responsável e com qualidade. A forma de apresentar a informação é que está em constante evolução, e o veículo mais importante de língua portuguesa fora do Brasil continuará usando os mais diversos meios de “dialogar” com seu público.


Jorge Moreira Nunes, Publisher/Editor in Chief
Jorge Moreira Nunes

Mil razões para o sucesso

Jorge Moreira Nunes
Publisher/Editor in Chief

Os números são os melhores amigos dos fatos. E quando esses números são tão significativos quanto o ostentado na primeira página desta edição os fatos ganham uma dimensão ainda maior, porque não é todo dia que um jornal chega a sua milésima edição.

A marca é uma comprovação de que o AcheiUSA, nesses vinte e três anos de existência, passou de um pequeno jornal comunitário, como tantos que havia na época de sua fundação, para um veículo de sucesso que consolidou a sua posição de importância para a comunidade brasileira nos Estados Unidos.

Dezenas de milhares de reportagens publicadas, mais de meio milhão de anúncios classificados e quase mil anunciantes passaram por essas mil edições. Não são poucos os testemunhos de pessoas que construíram toda uma vida de imigrante pelas páginas do AcheiUSA, que acabou virando parte indelével da história da comunidade brasileira nos EUA.

Como jornal de distribuição gratuita, só com o apoio dos anunciantes que foi possível chegar a essa marca de mil edições. Eles reconheceram no AcheiUSA um canal seguro para falar com seus consumidores e clientes, perceberam na nossa consistência e profissionalismo um diferencial empresarial inconteste. O AcheiUSA hoje é um fomentador de negócios, um estimulante de atividades, é incentivo e exemplo para os empreendedores que buscam o sucesso nos Estados Unidos.

Esse número foi alcançado também graças ao talento dos melhores profissionais do jornalismo comunitário brasileiro nos EUA, que perceberam exatamente quais são as informações mais relevantes para o leitor, erguendo uma redação firmemente calcada na credibilidade de suas notícias e no compromisso com os fatos.

O jornal hoje soma mil edições na sua história. Mas essa história não está restrita ao impresso. Passamos de AcheiUSA Newspaper para AcheiUSA Media Group, que reúne website, webradio, canais no Spotify, YouTube e Roku, e a maior presença nas redes sociais entre todos as mídias em português nos Estados Unidos, com mais de 235 mil seguidores distribuídos por Instagram, Facebook e TikTok.

Como já dissemos, os números são os melhores amigos dos fatos. Ao chegar à sua milésima edição o AcheiUSA Media Group provou-se um veículo de comunicação consolidado, com uma base sólida de leitores, conquistada através do profissionalismo e da credibilidade de sua redação. Estamos prontos para alçar caminhos mais altos ainda, já que números são infinitos.

Obrigado a todos que somaram para alcançarmos mais essa marca.


André Odenbreit Carvalho
André Odenbreit Carvalho

Palavra do Cônsul

Na vida, é importante ter sorte. E eu tenho a sorte de estar à frente do Consulado-Geral do Brasil em Miami na feliz data em que o AcheiUSA circula a sua edição número 1000. Tenho, assim, a oportunidade de congratular o jornal por seus 23 anos de história, período em que superou pandemia, furacões e outros desafios em sua missão de informar a comunidade brasileira na Flórida e contribuir para sua coesão e sucesso.

O AcheiUSA é um constante parceiro do Consulado-Geral, divulgando nossas ações e construindo essa proximidade com a comunidade que é nosso principal objetivo. Isto vale no dia a dia e também nas grandes ocasiões, como as eleições presidenciais de 2022, que tiveram na Flórida o seu segundo maior colégio eleitoral no exterior. Inviável organizar um evento como este sem o forte engajamento dos nacionais brasileiros e dos seus órgãos de comunicação. O AcheiUSA e o Consulado-Geral estão lado a lado em tantos projetos que não vale a pena listar, faltaria espaço! Digo apenas que são muitos e de vários tipos: culturais, educacionais, assistenciais, empresariais, etc.

Assim, minhas felicitações são também um muito obrigado à Esterliz, ao Jorge e à toda a equipe e colaboradores do AcheiUSA. Rumo à edição 2000!

Cordialmente,
André Odenbreit Carvalho
Cônsul-Geral em Miami


Esterliz Mayer Nunes
Esterliz Mayer Nunes

Esterliz Mayer Nunes

Vice-Presidente/Marketing Director

Desde sua criação, em outubro de 2000, o AcheiUSA tornou-se referência para quem procura por produtos ou serviços na Flórida. Primeiramente pelo nome chamativo, em seguida em função do rápido sucesso de sua seção de classificados e notícias locais, tudo em português. Consolidou-se, assim, como ponto de encontro para bons negócios e na busca de informações com credibilidade no Sunshine State e nos Estados Unidos.

Assim como os usuários dos Classificados AcheiUSA, as empresas anunciantes do jornal, website, e mais recentemente das nossas redes sociais, obtêm notoriedade e relevância junto à comunidade. Os empresários percebem logo o diferencial de ter suas marcas associadas ao nosso grupo de mídia.

Nessa jornada de mais de 23 anos, celebrando mil edições publicadas, sentimos a responsabilidade de cumprir nosso papel de forma muito importante. Modernizamos o jornal e o website, estamos presentes nas redes sociais, tudo para que o anunciante apareça ainda mais e o leitor tenha acesso de forma rápida e fácil à informação. E assim queremos continuar, sempre dando apoio aos brasileiros que aqui chegam ou já estão enraizados, e às empresas, novas ou consolidadas, por muitas edições mais. Afinal, temos um compromisso com os mais de 55 mil usuários cadastrados em nosso website, os mais de mil anunciantes do jornal impresso que já nos prestigiaram até hoje e, finalmente, nossos mais de 235 mil seguidores nas redes sociais.

Nesta edição tão especial para nós queremos agradecer a todos os anunciantes que fizeram e ainda fazem parte dessa grande e vitoriosa história que construímos ao lado da comunidade brasileira nos Estados Unidos. Mas um agradecimento especial vai para dois anunciantes que há mais de 21 anos estão em todas as edições do jornal, pelo apoio incondicional e prestígio de mais de duas décadas. Eles são os escritórios de advocacia Wites & Rogers Law, e Law Offices of Alfredo Jurado P.A. A eles nosso muito obrigado.

Desfrutem da milésima edição do AcheiUSA, e prestigiem as empresas que nela estão aproveitando suas ofertas e serviços.


Ana Paula Franco
Ana Paula Franco

Ana Paula Franco

Editora (2014-2020)

Edição número 1000! Parabéns ao Jorge e a Esterliz por manterem vivo o melhor jornal em português fora do Brasil! O AcheiUSA faz parte da minha história como profissional e como imigrante nos Estados Unidos.

Cheguei a este País em novembro de 2012 e peguei meu primeiro jornal em um boteco brasileiro em Miami. Resolvi então enviar uma matéria para eles, em vez de mandar um currículo, como tradicionalmente quem está em busca de trabalho faz. O assunto foi “Inverno com cara de verão em Miami”, já que enquanto o Norte dos EUA estava mergulhado em neve, as praias de Miami estavam lotadas.

A partir daí, em janeiro de 2013, fui convidada para conhecer a redação, passei a ser repórter colaboradora, até que em outubro de 2014, fui oficialmente nomeada como editora do jornal. Neste cargo, fique até julho de 2020, quando decidi abrir minha própria empresa, por ter me tornado mãe e estar com um bebê no meio da pandemia.

Ainda hoje atuo como repórter freelancer e editora substituta quando necessário. No AcheiUSA aprendi muito e ainda aprendo. Fiz amigos que ficarão para a vida inteira. A história deste jornal se confunde com a minha. Parabéns e vida longa!!!


Tati Cesso
Tati Cesso

Tatiana Cesso

Editora

É com muita honra que assino como editora a edição número 1.000 do AcheiUSA. Depois de quase 14 anos nos Estados Unidos, passando por Illinois e pela Califórnia, cheguei ao Sul da Flórida, em 2021, com sede de novas oportunidades. Há cerca de um ano, entrei para o time do AcheiUSA e, desde então, me sinto não apenas acolhida mas também parte atuante da comunidade brasileira na região.

Comandado por Jorge Nunes e Esterliz, o AcheiUSA é mais do que uma simples publicação; é um farol que nos mantém conectados à nossa pátria e à nossa cultura. É um ponto de encontro para aqueles que deixaram o Brasil em busca de novos horizontes, mas que nunca deixaram para trás suas raízes e sua identidade brasileira.

Ao longo dos anos, essa equipe tem trabalhado incansavelmente para fornecer uma voz à nossa comunidade, criando um laço emocional com cada leitor, oferecendo notícias, informações e histórias que nos fazem sentir em casa, mesmo a milhares de quilômetros de distância.

Contar com uma mídia em português para informar e unir os expatriados brasileiros na Flórida é de extrema importância. O jornal AcheiUSA não apenas nos mantém atualizados sobre as notícias locais, mas também nos ajuda a compreender as nuances culturais e as questões que afetam nossa comunidade. Ele nos conecta, criando uma rede de solidariedade que transcende as fronteiras geográficas.

Nesta edição celebramos toda a equipe que trabalha com muita dedicação para nos manter bem informados.

Parabéns pelas mil edições, AcheiUSA!


Antonio Tozzi
Antonio Tozzi

Antonio Tozzi

Editor (2003-2006)

Falar de minha passagem pelo AcheiUSA é ao mesmo tempo um misto de prazer e nostalgia. Para dizer a verdade, não foi uma passagem, mas, sim, três passagens – a mais recente no ano passado, quando tive de conviver com a velocidade das redes sociais, algo novo para um jornalista da velha guarda.

Ainda me lembro daquele dia em 2003, quando estávamos no Porcão, a churrascaria de Miami que era referência da comunidade brasileira do sul da Flórida. Na ocasião, Jorge Nunes me convidou para iniciar um novo projeto no AcheiUSA – que havia se consolidado como o jornal comunitário de classificados, desde compra de automóveis e casas até empregos disponíveis. Marca que, aliás, perdura até hoje.

Na época, a Internet ainda engatinhava e, em comum acordo, eu e Jorge decidimos focar mais nas pessoas e nos eventos que movimentavam a comunidade. O pioneirismo me abriu portas para outros desafios na área, mas sempre mantivemos bom relacionamento e as portas ficaram abertas para um retorno.

Isso ocorreu no momento de substituir Carlos Wesley, em 2010. Novamente a convivência foi frutífera e o trabalho ganhou relevância e reconhecimento dos leitores e anunciantes durante minha segunda vez como editor.

Portanto, aproveito para cumprimentar a equipe comandada por Jorge Nunes e Esterliz Mayer Nunes por ter chegado a este feito incrível: milésima edição! Não deixo de esconder uma ponta de orgulho por ter dado minha contribuição para este sucesso. Cheers!



https://issuu.com/acheiusa/docs/acheiusa_1000_full_optimized

Fonte: 

AcheiUSA Newspaper

Scroll To Top